Country of The Week: Portuguese Article Selection
- Carmen Gomensoro
- Sep 16, 2021
- 2 min read
As part of our country of the week celebrations, this week being Brazil, we asked Juan Dotta, IB Portuguese teacher, to provide us with student-written articles about Brazilian culture for us to upload to the newspaper. Below, you will find Delfina Rivero’s (Y5L) article about Bossa Nova- a popular Brazilian music genre. We thank Juan and Delfina for their collaboration.

Em 1950, o Brasil estava vivenciando umas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. Essa era modernizadora impactou em muitos sectores que se estavam urbanizando, principalmente o Sudeste do Brasil e é por isso que não é surpresa que a Bossa Nova surja como uma nova forma de expressão nesta época modernizante.
Por um lado surge do samba sendo este um gênero representativo das classes sociais mais baixas do Brasil, especificamente dos moradores das favelas e dos morros. Ao mesmo tempo, pode-se dizer que esse samba se fundiu com o jazz norte-americano que as classes sociais mais altas traziam. Esta mistura formou um hibridismo que acabou sendo este maravilhoso gênero musical: A Bossa Nova. Nas letras do Bossa Nova é possível encontrar relatos e experiências vividas em centros urbanos com João Gilberto e Tom Jobim como ícones deste gênero emergente. Essas letras às vezes podiam ser um pouco difíceis ou sem ritmo ou rima e foi por isso que este gênero não foi muito aceito no seu começo. Ademais de isso, algumas pessoas pensavam que era uma maneira de fomentar a colonização cultural mas outros a celebravam como uma forma de expressão que misturava duas classes sociais e até se tornou conhecida mundialmente.
Logo de um golpe de estado, muitas pessoas utilizavam as letras de Bossa Nova para discutir problemas sociais. Dessa forma este gênero se tornou um elemento de defesa e expressão. Foi assim que surgiu a MPB ou música popular Brasileira que serviu para gerações futuras.
Em todos os âmbitos a Bossa Nova foi sem dúvida um gênero revolucionário que até agora pode ser lembrado quando se escuta "Águas de Março" ou “Garota de Ipanema” no rádio.
Comments